A fórmula de vida perfeita

23:28:00


vida perfeita

Esses dias estava conversando com uma amiga e comentamos que as mulheres realmente são bastante complexas. Enquanto umas tem tudo (formação profissional, casamento, vida financeira estável, etc) e não se sentem felizes, tendo até crises existenciais, outras não se sentem completas por não terem conquistado esse "tudo".

Alguns dias depois, quando pensei melhor sobre isso, percebi que errada somos nós por acreditar que existe uma fórmula para a vida perfeita. Pior, uma fórmula de vida perfeita para as mulheres, porque não vejo ninguém questionando sobre as escolhas de vida dos homens.

Não, esse não é mais um papo feminista. Apenas levantei o questionamento porque é bem mais fácil para os homens mudar de rumo, trocar de faculdade, viajar sozinho pelo mundo sem que tenha alguém se metendo e o alertando sobre a infelicidade futura que cairá sobre seus ombros.

Para as mulheres a pressão é grande: "está na hora de casar!"; "não demore para ter filhos"; "precisa se casar com alguém que tenha dinheiro"; "não corte o cabelo"; "cuidado para não ficar gorda"; etc. (O que não descarta o fato dos homens também sofrerem pressões).

Quero deixar claro que não tem problema nenhum uma mulher escolher ser dona de casa, não há problema nenhum em uma mulher não querer ter filhos, não há problema nenhum em ela não querer se casar ou querer se casar, não há problema nenhum em uma mulher querer ter cinco filhos, não há problema nenhum em fazer suas escolhas mesmo que o resto não aprove. Você só precisa se lembrar que é a única responsável por suas escolhas. A verdade, é que a sociedade continua impondo parâmetros para dizer quando e como alguém pode ter uma vida feliz.

Quem você quer ser

Ouvimos na TV, nas séries e até nos livros, que a mulher hoje para ser feliz precisa: ser formada, ser independente, só casar depois dos 30 anos, só ter dois filhos no máximo (depois de formada e depois de estar casada) e ser magra (vulgo "corpão"). Se alguém foge desse padrão de vida futura feliz, recebe olhares de "nossa, coitadinha, vai sempre estar presa nessa vida medíocre".

Por isso existem mulheres que tem esse "tudo" e não estão satisfeitas, e outras se sentem frustadas por não terem chegado lá. Com isso, tendo ou não essas conquistas, todas acabam se sentindo frustadas por no fundo não se conhecerem e se sentirem infelizes sem nem saber o motivo.

Não existe fórmula para uma vida perfeita. E o fato dela não existir, não anula a possibilidade de você ter uma vida feliz, só precisa ser quem você quer ser e não quem os outros querem que você seja. Se você quer casar, case; Se você não quer casar e quer ser uma grande profissional, seja. Se você quer ser uma grande tudo: mãe, esposa e profissional, busque e seja. Se conheça! Cada uma de nós somos incrivelmente lindas mesmo tendo histórias diferentes e sonhos que se divergem.

A felicidade de cada uma está na satisfação e realização dos próprios sonhos. E cada uma tem o seu sonho particular. O meu pode não servir para você e nem o seu para mim. Por isso se pergunte sempre: Qual é o meu sonho? E a resposta lhe ajudará nas tomadas de decisões.

sonhos qual seu sonho
Que possamos pensar mais sobre isso, antes de julgar a felicidade ou a infelicidade alheia, 
e antes de comparar a nossa vida com a de outras mulheres. Beijos, lindas!  

Me sigam no insta: @amandaolvers 


You Might Also Like

22 Cerejas

  1. Oi!! Isso aí, temos que ser felizes e jamais deixar de batalhar pelos nossos sonhos. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu texto! Acho que as pessoas ficam constantemente se perguntando o sentido da vida, o que fazer, e nunca se sentem satisfeitas. Acho ótimo ter sonhos, mas sonhos nossos e possíveis de realizar. E não dar bola pra mídia, porque aí sim é depressão na certa x.x

    Beijinhos
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Raquel, é importante saber o que te faz feliz, e como as pessoas são diferentes, não há uma fórmula que abrange a todos.

      Volte sempre! Bjos

      Excluir
  3. Que ótimas dicas!! muito bom estar focado nessas ideias!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  4. São questões feminista sim. A régua que mede as mulheres nos oprime. Até essa questões de sermos felizes, essa obrigação de sermos felizes é só mais uma amarra na nossas vidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nilda, são questões feministas. E concordo, que há uma pressão sobre nossas realizações, conquistas e até mesmo sobre a nossa felicidade.

      Bjos, adorei a visita.

      Excluir
  5. Oláá! tudo bem??
    Isso aí!! Adorei o texto!! Precisamos saber quais são os nossos verdadeiros sonhos e não copiar os dos outros, né? Só assim seremos felizes ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, que bom que gostou do texto, fico feliz.

      Visite-me mais vezes. Bjos

      Excluir
  6. Uma excelente reflexão, que me motiva como homem até a parar para refletir e tentar ao máximo possível ter empatia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cézar, que bom que pode sentir a essência do texto. Obrigada pela visita, volte mais vezes. Bjos

      Excluir
  7. Boa reflexão. Eu acho que a questão da satisfação (quero ter tudo x tenho tudo, mas não é suficiente) é inerente ao ser humano e tanto homens quanto mulheres sentem o mesmo de vez em quando, mas é fato que a cobrança em cima das mulheres é muito maior. Um homem bem sucedido é um homem que cuida da carreira e ponto final. Já uma mulher bem sucedida profissionalmente na carreira, por exemplo, sempre será pressionada por não ter filhos, ou ter filhos e não se dedicar integralmente à criação deles, como se fosse uma tarefa exclusiva da mulher. É uma reflexão válida, parabéns pelo post.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória, é bem verdade, não dá pra se medir a satisfação pessoal de cada individuo pelo fator querer/ter. É bem mais complexo. Fico feliz que tenha gostado do texto. E obrigada por compartilhar sua opinião comigo. Volte sempre. Bjos

      Excluir
  8. Ótimo texto, isso é bem verdade: cobra-se tanto da mulher, para que ela se molde num padrão, enquanto na verdade quem pode definir o que a faz feliz ou não é ela mesma.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  9. O negócio é esse mesmo: se conhecer e ir se ajustando pra ser essa pessoa que a gente tanto almeja. Estabelecendo um parâmetro pelo menos temos noção de que alcançamos aquele patamar e, daí, começar a se considerar realmente satisfeito :)

    Falkner Moreira
    http://desfalk.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O grande problemas que passamos hoje é exatamente nada estar bom. Talvez seja consequência da rotina consumista e imediatista que vivemos, principalmente quando ela entre em conflito com com antigos costumes.

    Hoje temos receita para tudo, como você mesma disse. Qualquer situação que seja um ponto fora da curva, causa estranheza e desconforto.

    Assim, as coisas acabam ficando mais complicadas do que já são.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Desde nova já sofro com algumas pressões e já passou o tempo em que as deixava me desanimar. Sabe, para mim a felicidade estar nos momentos simples, seja naquela sensação maravilhosa de tirar o sapato apertado, seja a de ri por qualquer besteira com os amigos. No futuro posso até sofrer um pouco com os problemas de querer ter uma "vida perfeita", mas espero encarar esses momentos com um sorriso no rosto. Adorei o seu post e achei ele bem motivador

    Bye e até logo
    http://www.meioassimetrica.com.br/

    ResponderExcluir
  12. No mundo ideal, as pessoas seriam aquilo que quisessem e só haveria consequências boas. Infelizmente a vida não é assim rs.
    Como a Victoria disse num comentário ali em cima, isso é inerente ao ser humano, todos passam por isso de não se sentirem satisfeitos com algo ou até mesmo se sentirem um pouco perdidos. Acho que temos, ao máximo ser felizes e nos sentir realizados com aquelas pequenas conquistas do dia a dia. Não é fácil, mas é um bom modo de se sentir melhor nesse aspecto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Esse é um questionamento sempre extremamente válido. Eu tento não me embasar por cobranças do mundo exterior e me focar exatamente naquilo que eu identifico que vai me fazer bem, não seguindo "padrões", sabe?

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  14. É a mais pura verdade: existe tanta pressão quanto ao que temos que ser, que quando alcançamos essa expectativa e não vemos a felicidade prometida a frustração é certa. Acho muito importante tentar se desvencilhar dessas influências da sociedade.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  15. Racionalmente falando é tudo muito óbvio e compreensível. Emocionalmente é outra história. Acho que a gente sempre vai estar em busca de algo, isso é o que faz a vida ir pra frente; a grande questão é quando a gente persegue os objetivos alheios e não os próprios. É realmente necessário repetir o mantra de não tem problema querer o que você quer, porque se for deixar pra ouvir todo mundo, mesmo as pessoas próximas... já era.

    ResponderExcluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Compre Natura Aqui!
E receba os produtos em casa.

Subscribe