A força de um incentivo

13:38:00


Recentemente cerca de 6 milhões de estudantes fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) desse ano. Um passo importante e decisivo para quem quer ingressar no ensino superior. Mas isso todo mundo já sabe, o que me chamou a atenção mesmo foi uma história belíssima que eu li no inicio desse ano.

Ulisses Monteiro de 42 anos, morador de Gandú, aqui na Bahia, é pai de Alírio Ribeiro de 19 anos. Em 2015, o filho se inscreveu para fazer a prova do Enem e concorrer a uma vaga no curso de Medicina. E o pai, para incentivá-lo, se inscreveu também, e fez a prova junto com o filho.

Imagina que legal? Todo mundo sabe que fazer a prova do Enem, para quem estudou, se esforçou o ano inteiro e quer realizar o sonho de ingressar numa universidade, é algo extremamente decisivo e só acontece uma vez no ano. Com isso, o momento de fazer a prova é tenso, pois provoca ansiedade pelo medo de não conseguir alcançar a pontuação desejada. Mas tenho certeza que o apoio do pai, foi extremamente importante para Alírio.

Ulisses é fisioterapeuta, e quando adolescente pensou em ser médico, mas não levou a ideia à diante. Quando o resultado do Enem, que ele fez para apoiar o filho, saiu, Ulisses teve uma surpresa: foi aprovado em medicina numa universidade pública da Bahia. E seu filho, Alírio, também foi aprovado numa faculdade particular de Salvador.

Por que a história desse pai e filho me chamou a atenção? Além de ser uma história incomum, mostrou a força do incentivo. Quase nunca falamos sobre isso, mas é tão extremamente importante e eficiente.Tenho certeza que você conhece alguma história, ou até a sua mesma, em que o incentivo ou a falta de incentivo foi decisivo em algum momento. O apoio nem sempre precisa ser financeiro, pode ser apenas uma palavra, ou um gesto, como o da história que acabei de contar, nem precisa partir de algum membro da família, mas pode vir de um amigo, de um vizinho, ou até de um estranho.

É sempre mais fácil conseguirmos prosseguir, correr atrás de nossos sonhos e até mesmo sonhar, quando temos alguém, ou um grupo nos apoiando, pois sabemos que não estamos sozinhos na caminhada. Como o mundo seria melhor se todos pensassem em apoiar uns aos outros?

Que possamos meditar nessa palavra, e que você possa incentivar alguém hoje. Bjos

“Por isso, aconselhai-vos e encorajai-vos mutuamente (...)” ( 1 Ts. 5:11)
“A morte e a vida estão no poder da língua” (Pv. 18.21)

You Might Also Like

8 Cerejas

  1. Que história linda! Eu tinha uma professora na faculdade que fez mais ou menos isso: se inscreveu no vestibular pra ajudar o filho a passar, porque ele não era muito fã de estudar não... daí ela passou e ele não hahaha mas valeu o incentivo, ela terminou a faculdade e virou professora depois. E o filho seguiu por outro caminho, em outro curso. Acho tão legal! A melhor coisa é o exemplo x)
    Beijoo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me emociono com essas histórias. É tão lindo né ... bJOOO

      Excluir
  2. Fiquei sabendo dessa historia e fiquei muito feliz por isso. Realmente o incentivo é muito importante, principalmente quando se trata de seguir os nossos sonhos.

    Beijos,
    https://jessica-alves2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo extremamente importante. Impulsiona na realização de nossos sonhos e desejos. Volte sempre flor. Bjoos.

      Excluir
  3. Eu nunca tinha ouvido essa história, mas é realmente inspiradora. Obrigada por compartilhá-la com seus leitores, pode ajudar muita gente que também está por aí precisando de incentivo. :)

    https://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Eu amo histórias inspiradoras também. Volte sempre, linda! Bjooos :*

      Excluir
  4. Eu passei por uma experiencia onde a opinião de uma amiga foi decisiva na hora de escolher qual caminho eu iria trilhar. E até hoje sinto que ele foi meu melhor caminho. Palavras simples, mas de coração, podem mudar um mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade João! Por isso é muito importante estarmos atentos ao que dizemos aos outros, principalmente em momentos de aflição, ou indecisão.

      Beijoos, volte sempre!

      Excluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Compre Natura Aqui!
E receba os produtos em casa.

Subscribe