sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O poder que está em você



Por muitas vezes, é difícil aceitar o que o título desse post afirma. Mas é preciso. Por que é preciso? Porque precisamos aprender a entender que só nós mesmos somos capazes de transformar o mundo ao nosso redor.

Como assim?

Vou explicar melhor.
Durante muito tempo nos acomodamos na poltrona da passividade. Quando algo não dá certo, ou não funciona, costumamos agregar a culpa a qualquer coisa, sem ao menos analisar se podíamos ter feito algo para evitar ou transformar o erro em acerto.

Vamos pegar o exemplo de quando trabalhamos em equipe. Se o resultado alcançado pelo trabalho em equipe é satisfatório e bem sucedido, a frase que exclamamos é: "graças a união e ao trabalho em equipe!". Contudo se o resultado não é satisfatório e o trabalho é um fracasso, logo começamos a apontar o dedo e a exclamar: "a culpa é de fulano, que não fez o que deveria ter feito, culpa de ciclano que não soube organizar as tarefas!" etc.

Não estou aqui dizendo que "fulano" ou "ciclano" realmente não tenham seu papel de responsabilidade sobre o não sucesso do trabalho. Mas sim que, as nossas atitudes são de responsabiliza-los de imediato sem ao menos checar se também não poderíamos tê-los alertado ou os ajudado quando percebemos que precisavam. O próprio "fulano" e "ciclano" não agregam a culpa sobre eles do fracasso do trabalho, culpam a qualquer coisa, até mesmo objetos, como o computador: "não tive como fazer algo melhor, pois meu computador estava lento". Tem casos e casos. Mas a maior parte, os responsáveis nunca admitem que não se esforçaram o suficiente para alcançar o sucesso dos resultados, sem antes culpar algo ou alguém.


É como no caso do bom líder. Quem nunca ouviu falar que o bom líder não é aquele que manda, e sim aquele que vai junto? Pois bem, se o trabalho da equipe fracassar, o líder deve ser o primeiro a se responsabilizar pelo fracasso, mas quando há vitória, ele deve ser o primeiro a admitir o mérito de todos. Contraditório? Não. Pois esse é o verdadeiro espírito de liderança. É a função do líder, é sua responsabilidade orientar, acompanhar e incentivar, não apontar o erro por apenas apontar.

Assim devemos em nosso dia-a-dia nos tratar como nossos próprios líderes. Se tudo der certo fique feliz por seu empenho e usufrua sua conquista, e se não der, saiba reconhecer sua parcela de responsabilidade também, não se culpando por tudo, mas se conscientizando que pode fazer melhor dá próxima vez.

Se torne o agente ativo de sua própria história. Da maneira que puder.
Somos sim, capazes de transformar a nossa vida, a nossa história. Saía da poltrona e mexa-se.

O blog não é um livro de auto-ajuda, mas lendo sobre o assunto, achei mais que pertinente compartilhar essa ideia com vocês. Espero que tenha contribuído de alguma forma para a sua reflexão. BEIJINHOS!

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Comentários:

Blogger Raquel disse...

Adorei a reflexão! Estou tentando melhorar isso na minha vida, porque SEMPRE culpo qqr coisa em vez de assumir que o erro era meu mesmo. Parece tão mais confortável, mas ao mesmo tempo estou fugindo de algo que não deveria... x.x
Beijo!
tipsnconfessions.blogspot.com

28 de outubro de 2016 às 18:56  
Blogger TopCrack disse...

This blogg is very good. It is well written and amazing. You can also download Xilisoft YouTube Video Converter Crack which can prove to be very helpful.

24 de agosto de 2021 às 07:56  

Postar um comentário

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial