22:59:00


Adoramos falar mal dessa emissora, isso é fato. Contudo esse fato está se tornando mais e mais real. Da onde vem o declínio das novelas da Globo? Eis a questão. 
Creio que começou dos anos 2000 para cá, com exceção de Laços de Família. Meu cunhado tem uma teoria, de que nós é que fomos iluminados pela razão e por isso nos tornamos mais críticos, podendo enxergar como as novelas são horríveis, pois sempre foram. Pode até ser, mas vamos admitir que algumas marcaram época e corações: Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Escrava Isaura, Renascer, O Rei do gado, etc. 
Por que não se faz mais novelas como antigamente? O erro está nos autores? Roteiros? Elenco?
A excelência dos atores não mudou, o problema está nos personagens. Muitos, em minha concepção, os destroem. O que ajuda para o fracasso da estória. “A Globo perdeu o senso de inovação. Eles não arriscam mais nada.” Alguns afirmam. 

“Dava gosto assistir as novelas. Além de serem bem feitas, era um retrato da sociedade, o contrário de hoje, pois estão repetitivas e com papéis inadequados aos atores. O que acaba deixando os telespectadores enjoados e desinteressados.”                                                                                       Dona Rita, minha mãe. 

 A Telenovela faz parte de nossa cultura, diferente dos Estados Unidos, que apostam em seriados. Enfim, é nossa marca televisiva. Novela brasileira já foi muito elogiada, porém, com a chegada dos computadores, com internet, aos lares brasileiros e a TV paga, a coisa foi complicando. Pois os telespectadores agora possuem mais opções de programas, e mais interação com os autores. Podendo expor suas opiniões com mais ênfase. Mas se toda novela é uma ficção baseada na vida real, por quê tanta discussão? É apenas ficção! Como diz um professor meu, as pessoas estão exigindo mais da representação social, que esta seja mais leal ao real. 
Enfim, talvez a falha esteja aí, muito romance e pouca inovação. A Rede Globo precisa inovar. Que as telenovelas dão certo no Brasil, isso é inegável, contudo a mesmice destrói qualquer sistema de venda. Globo, atreva-se! Vamos ficar na expectativa, quem sabe a nova novela “Amor à vida” de Walcyr Carrasco seja mais coerente que as últimas transmitidas. 
 Bol.uol.com.br

E você, qual a sua opinião como noveleiro?

You Might Also Like

2 Cerejas

  1. Oi, Nanda! Bem, eu compreendo o quanto a tarefa do novelista é difícil, árdua, extenuante. O cara tem que entregar um monte de páginas todos os dias, agradar aos anunciantes e também conquistar a audiência.... Fácil não. Mas quanto ao Walcyr, não gostei da licença que ele tomou para usar a base de Gabriela. Porém, conforme eu disse, entendo a dificuldade do trabalho do cara... Ah, quero te convidar para que visite e comente minha GENYSIS no http://jefhcardoso.blogspot.com Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu era muito fã das novelas da Globo. América, Chocolate com Pimenta e Tititi, são incríveis. Mas realmente a Globo tem deixado de ousar e todas as novelas tem o mesmo assunto. Fazer o quê, né?!
    Xoxo, http://biaacarla.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Compre Natura Aqui!
E receba os produtos em casa.

Subscribe