segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Você é importante para alguém

solidão isolamento Deus importante para alguém vida salvação

Ao iniciarmos a semana sentimos aquele peso do que está começando. E então reclamamos da segunda-feira. Já iniciamos a semana aceitando o cansaço de uma semana que ainda está começando. E se fizéssemos aquilo que dá vontade? Se aceitarmos esse pensamento de cansaço e voltarmos para a cama? Faltássemos o trabalho ou a faculdade? Dormíssemos mais um pouco? Se passássemos o dia todo debaixo das cobertas?

É tentador. Sabe por que não o fazemos? Porque sabemos que isso acarretaria sérias consequências. Não só para a nossa vida, mas para a vida daqueles que estão ao nosso redor também.

A vergonha nos prende, o medo nos enjaula e a preguiça nos acorrenta. É bem mais fácil ceder. Nos entregar. Vejo pessoas comentando que "odeia estar com outras pessoas", que prefere ficar em casa sozinha, isolada. Outros dizem que "as pessoas são problemáticas e que é melhor lidar com animais do que com gente".

É mentira? Não. As pessoas são complicadas, são chatas, são cheias de manias e muitas delas têm problemas bem sérios, incluindo psicológicos e financeiros. Mas será que o melhor para você e para elas é se isolarem? Se afastarem? Viver cada um no seu mundinho?

Meditando sobre isso Deus falou ao meu coração. Apesar de nós humanos sermos seres decepcionantes, não fomos feitos para vivermos isoladamente. Ao contrário, a própria ciência diz que somos seres sociais, que vivemos em sociedade. Faz parte de quem somos.

Ceder à solidão é fácil. Mas a companhia de pessoas nos ajuda a crescer, a adquirir conhecimento, a compartilhar experiências, a nos expressar. E isso também nos gera prazer. Além disso, devemos pensar que nós somos importantes para alguém. Você é importante para alguém. Talvez esse alguém agora esteja precisando de você, mas você não sabe por que prefere se isolar de todos.

Já parou pra pensar que você não é o centro do universo? Existem pessoas precisando da sua ajuda, e em vez de estar os ajudando e se ajudando, você escolhe se reter nos seus próprios problemas (que não são únicos no mundo), se isolar e se afundar em pensamentos destrutivos. É o que nos faz o isolamento, criar pensamentos destrutivos sobre nós e sobre os outros. Não é errado querer um tempo para si, se cuidar, dormir, descansar, ficar em silêncio às vezes. Mas transformar a sua vida nisso, é destruidor.

Da onde você esteja, saiba que você é importante para alguém. Alguém precisa de você, precisa que você acorde toda manhã e não desista. Alguém precisa que você lute contra o que te aprisiona e te vicia.


Não deixe que o pensamento de "estou melhor sozinho" se apodere de você. Se precisar de ajuda, busque. E depois de ser ajudada, ajude aos outros também. Todos vêm com uma missão para este mundo. Não abandone a sua. Deus te ajudará a encontrar o seu propósito.

Uma semana abençoada para todos.

Marcadores: , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O não de Deus e o seu propósito

Não, Deus, vida cristã, Jesus, Cristo, Propósito, vida, Pai celestial, reflexão

Vocês já repararam como as crianças reagem ao não?

Vocês devem concordar comigo (ou não, rs) que faz parte da educação do indivíduo aprender a lidar com as frustrações e com os "nãos" da vida. Desde de pequeninos aprendemos quais são os limites de nossas ações. Incluindo de nossas falas.

Nossos pais nos ensinam a não falarmos palavrões e nem comentar qualquer coisa na frente das pessoas. Aprendemos a ser gentis, a cumprimentarmos e a nos desculpar quando esbarramos no outro. Após a educação de nossos pais, cabe a nós levarmos isso para a vida ou ignorarmos e regredir no aprendizado.

Mas afinal, o que isso tem a ver com Deus?

Deus, nosso pai celeste, nos molda a todo o instante. Por muitas vezes, o indagamos sobre o que acontece conosco: "Por que Deus? Por que isso aconteceu comigo?". Como se pelo fato de o amarmos, nós obtivéssemos isenção de passar por dificuldades ou problemas.

Vejo pessoas tratando Deus como o gênio da lâmpada. Que no momento em que nos dedicamos mais a Ele e pedimos algo em oração, prontamente ele nos responderá com um sim. Sim, você será curada. Sim, você conseguirá um emprego novo. Sim, você encontrará o homem ideal para casar. Sim, você ficará grávida. Sim, ganhará uma promoção. Sim, um carro novo. Sim, sim, sim.

Que Deus você serve? É o Deus de Davi, é o de Deus de Jacó, É o Deus de Jó? Se você conhece um pouco das histórias bíblicas, deve saber que muitas vezes Deus respondeu com um "não". E isso pode causar em nós revoltas e birras. Mas Deus sabe o que faz. Um "não" é para educar. Um "não" também é para abençoar. Um "não" é para te alertar. Que caminho você está seguindo? Nem sempre o que você quer está de acordo com os propósitos de Deus para a sua vida. Nem sempre aquilo que você mais almeja e acha que irá te salvar de qualquer inconstância é o que Deus tem preparado para ti, ou é o que Ele quer de ti.

Por muitas vezes, é na dor, na inconstância, na enfermidade, que conhecemos a Deus e o vemos como ele deve ser visto, e entendemos o seu propósito para nós. Devemos pedir sim, em oração. Colocar nas mãos dEle as nossas necessidades. Mas devemos ter um coração humilde para aceitar a sua resposta, mesmo que ela seja um "não".

Pai, Deus, Pai celestial, Não, Deus, vida cristã, Jesus, Cristo, Propósito, vida, reflexão“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus dará boas cousas aos que lhe pedirem?” Mt 7.7-11.

O propósito de Deus para a sua vida pode ser muito maior do que aquilo que você imagina, e pode exigir de você sacrifícios e perdas. Confie. Amém? 

Marcadores: , , , , , , , , ,

sábado, 10 de agosto de 2019

Podcast #01 - Músicas com letras ruins e que afetam você


Olá pessoal! Vamos conversar um pouquinho?
Fiz o canal no Youtube para conversarmos mais intimamente sobre diversos assuntos através de Podcasts:

O podcast é como um programa de rádio, porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play.

Em nosso primeiro Podcast falarei sobre as músicas que não nos edificam. Podemos até não perceber, mas as músicas que ouvimos afetam nosso comportamento. Aperta o play! Podem ouvir também lá no instagram, me segue! 😘

Música, vida cristã, Deus, Cristo, Jesus, Verdade, Podcast, ouvir, som, youtube, canal cereja

Marcadores: , , , , , , , , , , , , ,

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A arte de transformar probleminhas em 'problemões'

Deus, fé, problemas, vida cristã, oração, verdade

Tive um daqueles dias em que geramos expectativas sobre algo e esse algo vai por água abaixo. Tudo bem, a frustração é natural da vida. Então peguei o ônibus para ir pra casa. Durante o caminho, vários pensamentos desordenados. Quando finalmente o ônibus para, eu desço com o pensamento: "ufa, pelo menos cheguei em casa".

Não sei vocês, mas chegar em casa após um dia de trabalho cansativo pra mim é um dos momentos mais prazerosos do dia. Pois significa descanso e paz.

Na descida do ônibus, a alça da minha bolsa (comprada há menos de 2 meses e que ainda estou pagando) rasga, e ela cai no chão. Venho então para casa com mais essa decepção, para somar com a minha frustração. A noite, quando fui deitar, conversei com Deus em oração sobre isso. Não sobre a bolsa, mas sobre como nos deixamos afetar por pequenas coisas, e como devemos buscar não nos irar com esses acontecimentos bobos. Afinal eram apenas probleminhas, solucionáveis.

Problema mesmo é o que os pais de um viciado em drogas estão passando para tentar reabilitar o filho; é uma mãe que tem que sustentar seus filhos e sua casa estando desempregada; problema mesmo é ter um pai alcoólatra que bate na mãe; é um jovem ter que escolher entre pagar a faculdade a pagar as contas da casa; problema mesmo é a fome e o frio que milhões de brasileiros estão passando neste exato momento.

Essas e muitas outras situações podem ser descritas como "problemas" de verdade. Pequenos acidentes diários não são problemas, são contratempos. Sei que não é fácil ver as coisas dessa maneira, mas é preciso. Muitas vezes pequenas coisas já acendem dentro de nós a chama da ira, da raiva. Mas pensem comigo o quanto ela é inútil, pois além de não nos ajudar a solucionar o transtorno, ainda nos gera mais complicações. Porque com certeza, você acabará descontando em alguém essa sua decepção.
Eclesiastes 7:9:
“Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.”
Que sejamos sábios nas grandes e pequenas coisas do dia.

Marcadores: , , , , , , ,