O ato do autoconhecimento

12:40:00

Quem é você?
Conhecer pessoas diferentes, fazer novos contatos, novas amizades é algo que todo mundo gosta. E sim, é algo bom. Nos faz conhecer lugares, pensamentos e experiências diferentes. Nos filmes americanos juvenis, sempre tem aquele garoto da escola que é conhecido por ser popular. Mas que quando alguém o conhece a fundo, percebe que o que esse garoto quer é apenas chamar a atenção e geralmente vive algum problema interno ou familiar. Por isso me lembrei de uma frase que é o nosso ponto de partida de hoje:

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo” (Sócratis) 

A origem dessa frase tem seus pontos diversos, mas como o foco não é esse iremos considerar o Sócratis como o autor. Conhece-te a ti mesmo é algo que implica uma aventura e um desbravamento do seu próprio eu. As pessoas gostam muito de falar sobre si, já percebeu? Incluo a mim mesma. “Eu costumo agir dessa maneira... eu sou assim... não sou assim... nunca agiria dessa forma... “ etc.

Porque a escolha de seguir uma carreira é tão difícil para os jovens? Resposta fácil. Porque é raro os jovens conhecerem a si mesmos. A fase da adolescência é exatamente a fase das descobertas e das escolhas, o que engloba duas coisas importantíssimas e decisivas para as suas vidas. E o erro, geralmente ocorre, quando esses jovens decidem seguir o lado mais fácil, ir pela cabeça de outras pessoas.

 As pessoas que mais falam sobre si não sabem o que dizem. É difícil conhecer a si mesmo, não é uma tarefa fácil. Requer, primeiramente, humildade para reconhecer que não sabes nada ou muito pouco sobre você. Requer paciência e atenção, pois não é algo que se obtém em poucas horas ou em um único dia, geralmente passamos toda a vida nos conhecendo, prestando atenção aos mínimos detalhes.

Conhecer a si mesmo não depende de maturidade, depende de vontade, então queira se conhecer e entenderá muita coisa. O foco desse texto de hoje é algo decisivo em sua vida: conhecer a si mesmo. E então poderá conhecer o universo a sua volta, entender o presente de forma mais clara, e o futuro de forma esperançosa. Pois o desconhecido é incerto e obscuro.

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz” (Allan Kardec)

Saíamos da Caverna.
UmAbraçoaTodososDesconhecidoseConhecidos. 

You Might Also Like

1 Cerejas

  1. Texto interessantíssimo, altamente reflexivo, tudo começa em nós mesmos. Bom, Nanda1

    ResponderExcluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Compre Natura Aqui!
E receba os produtos em casa.

Subscribe