A fórmula de vida perfeita
23:28:00Esses dias estava conversando com uma amiga e comentamos que as mulheres realmente são bastante complexas. Enquanto umas tem tudo (formação profissional, casamento, vida financeira estável, etc) e não se sentem felizes, tendo até crises existenciais, outras não se sentem completas por não terem conquistado esse "tudo".
Alguns dias depois, quando pensei melhor sobre isso, percebi que errada somos nós por acreditar que existe uma fórmula para a vida perfeita. Pior, uma fórmula de vida perfeita para as mulheres, porque não vejo ninguém questionando sobre as escolhas de vida dos homens.
Não, esse não é mais um papo feminista. Apenas levantei o questionamento porque é bem mais fácil para os homens mudar de rumo, trocar de faculdade, viajar sozinho pelo mundo sem que tenha alguém se metendo e o alertando sobre a infelicidade futura que cairá sobre seus ombros.
Para as mulheres a pressão é grande: "está na hora de casar!"; "não demore para ter filhos"; "precisa se casar com alguém que tenha dinheiro"; "não corte o cabelo"; "cuidado para não ficar gorda"; etc. (O que não descarta o fato dos homens também sofrerem pressões).
Quero deixar claro que não tem problema nenhum uma mulher escolher ser dona de casa, não há problema nenhum em uma mulher não querer ter filhos, não há problema nenhum em ela não querer se casar ou querer se casar, não há problema nenhum em uma mulher querer ter cinco filhos, não há problema nenhum em fazer suas escolhas mesmo que o resto não aprove. Você só precisa se lembrar que é a única responsável por suas escolhas. A verdade, é que a sociedade continua impondo parâmetros para dizer quando e como alguém pode ter uma vida feliz.
Ouvimos na TV, nas séries e até nos livros, que a mulher hoje para ser feliz precisa: ser formada, ser independente, só casar depois dos 30 anos, só ter dois filhos no máximo (depois de formada e depois de estar casada) e ser magra (vulgo "
Por isso existem mulheres que tem esse "tudo" e não estão satisfeitas, e outras se sentem frustadas por não terem chegado lá. Com isso, tendo ou não essas conquistas, todas acabam se sentindo frustadas por no fundo não se conhecerem e se sentirem infelizes sem nem saber o motivo.
Não existe fórmula para uma vida perfeita. E o fato dela não existir, não anula a possibilidade de você ter uma vida feliz, só precisa ser quem você quer ser e não quem os outros querem que você seja. Se você quer casar, case; Se você não quer casar e quer ser uma grande profissional, seja. Se você quer ser uma grande tudo: mãe, esposa e profissional, busque e seja. Se conheça! Cada uma de nós somos incrivelmente lindas mesmo tendo histórias diferentes e sonhos que se divergem.
A felicidade de cada uma está na satisfação e realização dos próprios sonhos. E cada uma tem o seu sonho particular. O meu pode não servir para você e nem o seu para mim. Por isso se pergunte sempre: Qual é o meu sonho? E a resposta lhe ajudará nas tomadas de decisões.
Que possamos pensar mais sobre isso, antes de julgar a felicidade ou a infelicidade alheia,
e antes de comparar a nossa vida com a de outras mulheres. Beijos, lindas!
Me sigam no insta: @amandaolvers
22 Cerejas
Oi!! Isso aí, temos que ser felizes e jamais deixar de batalhar pelos nossos sonhos. Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Sempreee! <3 Obrigada pela visita!
ExcluirAdorei teu texto! Acho que as pessoas ficam constantemente se perguntando o sentido da vida, o que fazer, e nunca se sentem satisfeitas. Acho ótimo ter sonhos, mas sonhos nossos e possíveis de realizar. E não dar bola pra mídia, porque aí sim é depressão na certa x.x
ResponderExcluirBeijinhos
http://tipsnconfessions.blogspot.com
Concordo Raquel, é importante saber o que te faz feliz, e como as pessoas são diferentes, não há uma fórmula que abrange a todos.
ExcluirVolte sempre! Bjos
Que ótimas dicas!! muito bom estar focado nessas ideias!
ResponderExcluirwww.byanak.com.br
Obrigada pela visita Ana, volte sempre! Bjos
ExcluirSão questões feminista sim. A régua que mede as mulheres nos oprime. Até essa questões de sermos felizes, essa obrigação de sermos felizes é só mais uma amarra na nossas vidas.
ResponderExcluirBeijos!
Verdade Nilda, são questões feministas. E concordo, que há uma pressão sobre nossas realizações, conquistas e até mesmo sobre a nossa felicidade.
ExcluirBjos, adorei a visita.
Oláá! tudo bem??
ResponderExcluirIsso aí!! Adorei o texto!! Precisamos saber quais são os nossos verdadeiros sonhos e não copiar os dos outros, né? Só assim seremos felizes ^^
beeijo
http://lecaferouge.blogspot.com.br/
Oi Tamara, que bom que gostou do texto, fico feliz.
ExcluirVisite-me mais vezes. Bjos
Uma excelente reflexão, que me motiva como homem até a parar para refletir e tentar ao máximo possível ter empatia.
ResponderExcluirOi Cézar, que bom que pode sentir a essência do texto. Obrigada pela visita, volte mais vezes. Bjos
ExcluirBoa reflexão. Eu acho que a questão da satisfação (quero ter tudo x tenho tudo, mas não é suficiente) é inerente ao ser humano e tanto homens quanto mulheres sentem o mesmo de vez em quando, mas é fato que a cobrança em cima das mulheres é muito maior. Um homem bem sucedido é um homem que cuida da carreira e ponto final. Já uma mulher bem sucedida profissionalmente na carreira, por exemplo, sempre será pressionada por não ter filhos, ou ter filhos e não se dedicar integralmente à criação deles, como se fosse uma tarefa exclusiva da mulher. É uma reflexão válida, parabéns pelo post.
ResponderExcluirBeijos, Vickawaii
http://www.neverland.com.br
Oi Victória, é bem verdade, não dá pra se medir a satisfação pessoal de cada individuo pelo fator querer/ter. É bem mais complexo. Fico feliz que tenha gostado do texto. E obrigada por compartilhar sua opinião comigo. Volte sempre. Bjos
ExcluirÓtimo texto, isso é bem verdade: cobra-se tanto da mulher, para que ela se molde num padrão, enquanto na verdade quem pode definir o que a faz feliz ou não é ela mesma.
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
O negócio é esse mesmo: se conhecer e ir se ajustando pra ser essa pessoa que a gente tanto almeja. Estabelecendo um parâmetro pelo menos temos noção de que alcançamos aquele patamar e, daí, começar a se considerar realmente satisfeito :)
ResponderExcluirFalkner Moreira
http://desfalk.com.br/
O grande problemas que passamos hoje é exatamente nada estar bom. Talvez seja consequência da rotina consumista e imediatista que vivemos, principalmente quando ela entre em conflito com com antigos costumes.
ResponderExcluirHoje temos receita para tudo, como você mesma disse. Qualquer situação que seja um ponto fora da curva, causa estranheza e desconforto.
Assim, as coisas acabam ficando mais complicadas do que já são.
Olá, tudo bem? Desde nova já sofro com algumas pressões e já passou o tempo em que as deixava me desanimar. Sabe, para mim a felicidade estar nos momentos simples, seja naquela sensação maravilhosa de tirar o sapato apertado, seja a de ri por qualquer besteira com os amigos. No futuro posso até sofrer um pouco com os problemas de querer ter uma "vida perfeita", mas espero encarar esses momentos com um sorriso no rosto. Adorei o seu post e achei ele bem motivador
ResponderExcluirBye e até logo
http://www.meioassimetrica.com.br/
No mundo ideal, as pessoas seriam aquilo que quisessem e só haveria consequências boas. Infelizmente a vida não é assim rs.
ResponderExcluirComo a Victoria disse num comentário ali em cima, isso é inerente ao ser humano, todos passam por isso de não se sentirem satisfeitos com algo ou até mesmo se sentirem um pouco perdidos. Acho que temos, ao máximo ser felizes e nos sentir realizados com aquelas pequenas conquistas do dia a dia. Não é fácil, mas é um bom modo de se sentir melhor nesse aspecto.
Beijo
Esse é um questionamento sempre extremamente válido. Eu tento não me embasar por cobranças do mundo exterior e me focar exatamente naquilo que eu identifico que vai me fazer bem, não seguindo "padrões", sabe?
ResponderExcluirBeijos
www.jadeamorim.com.br
É a mais pura verdade: existe tanta pressão quanto ao que temos que ser, que quando alcançamos essa expectativa e não vemos a felicidade prometida a frustração é certa. Acho muito importante tentar se desvencilhar dessas influências da sociedade.
ResponderExcluirLiteralize-se
Racionalmente falando é tudo muito óbvio e compreensível. Emocionalmente é outra história. Acho que a gente sempre vai estar em busca de algo, isso é o que faz a vida ir pra frente; a grande questão é quando a gente persegue os objetivos alheios e não os próprios. É realmente necessário repetir o mantra de não tem problema querer o que você quer, porque se for deixar pra ouvir todo mundo, mesmo as pessoas próximas... já era.
ResponderExcluirEntão, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!