Um recado aos cristãos que fazem “culto” nas casas

12:35:00

Esse texto é um desabafo, referente à minha indignação com relatos que tenho ouvido nos últimos dias. Fico enojada, revoltada, com raiva e estritamente triste com esses casos. E venho aqui fazer um alerta, assim como Paulo escrevia cartas às igrejas no novo testamento, fosse para orientar ou exortar atitudes.

A vocês que vão, de livre e espontânea vontade, fazer cultos nas casas, um aviso: vá de barriga cheia! Ninguém tem a obrigação, digo obrigação, porque é como os anfitriões se sentem quando recebem cristão para um culto em sua casa, na obrigação de oferecer comida. Digo isso com toda a propriedade, tanto de quem já foi anfitriã, quanto quem já foi visitante.

Não está gostando do texto? Está sendo muito duro para você ouvir isso? Mais um motivo para continuar lendo.

Qual o objetivo do culto nas casas? É juntar um bando de gente para fazer um lanchinho, ou propagar a mensagem de Deus?

Entre os últimos relatos que tenho ouvido, pois não foi apenas um caso que me levou a escrever esse texto, um em especial me chamou a atenção.

Um grupo de “cristãos”, coloco cristão entre aspas mesmo porque vocês precisam rever quais ensinamentos sobre cristo e sua mensagem vocês estão tendo, foram fazer um culto na casa de uma mãe, que tem um filho deficiente. Chegando a casa dessa senhora, o grupo de cristãos logo indagou se tinha algo para fazer um “lanchinho”, pois chegaram com fome. A senhora prontamente respondeu, que infelizmente, na casa dela só tinha um pouco de farinha e ovos. E eles responderam que não tinha problema, que uma farofinha cairia bem. Esse relato foi dito por um dos próprios membros que foram fazer a visita.

Agora, pergunte se esses “abençoados” foram lá entregar uma cesta básica para a senhora depois?
Não, não foram. Pior do que isso, além de terem a constrangido, contam essa história com desdém, como se a senhora não os tivesse recebido bem e eles tiveram que comer “farofa”.

É triste. É triste ouvir isso vindo da boca de pessoas que se dizem conhecer a Deus. Não o conhecem. É a verdade, não o conhecem. E muito menos conhecem a sua mensagem.

Por tanto, deixo aqui esse aviso. Se você é cristão e quer levar a mensagem para o lar de alguém, não tem problema, mas tenha no mínimo um pouco de noção. E perceba, que quem está te recebendo não deve nada a você, não tem obrigação de te oferecer comida nenhuma, até porque muitas pessoas nem tem para elas mesmas. Se não já forem alimentados de casa, que levem algo.

Todo cristão é chamado para servir, tanto a Deus quanto aos irmãos. Essa foi a mensagem de Cristo. Servir é deixar o egoísmo de lado e fazer o bem ao próximo. Se vires alguém passando por algo, tenha uma atitude de servo, procurando ajuda-lo e não levando mais problemas a ele. Espero que vocês meditem nessa mensagem e levem as boas-novas às pessoas com amor.

Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Marcos 10:42-45 

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. Romanos 12:10

You Might Also Like

25 Cerejas

  1. Falta muito pra ser cristão em alguns, vai além de saber da palavra, além de ser dizer ama a Jesus, é necessário seguir o que o mestre mandou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Abgail. Eu me revolto quando vejo essas coisas, porque acaba transmitindo uma mensagem negativa e falsa. A mensagem de Jesus sempre foi de amor, e muito amor.

      Beijooo!
      Volte Sempre!

      Excluir
  2. É verdade, s pessoas acham que os anfitriões são obrigados a alimentar o povo, aqui onde moro tem culto nas casas e nos membros discipulos promovemos o lanche, mas nunca reclamaram, a dona da casa so libera a casa, estamos ali para louvar e aprender mais sobre a palavra de Deus mas o povo confunde, isso é muito triste mesmo amei o texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto, Vivih! Eu sei que existem cristão que sabem distinguir e lidar com isso, mas infelizmente ainda tem uns sem noção.

      Obrigada pela visitaaa! Beijoos :*

      Excluir
  3. Amanda, que vontade de falar um palavrão! (Calma, não se assusta! kkk)
    Sabe quando alguém solta um palavrão mas no bom sentido? Tipo uma exclamação, pra falar que o que viu foi bom demais? Então, o que eu acabei de ler foi excelente!
    Poxa, que texto maravilhoso! Pelos vistos, você é cristã, certo? O que me deixou mais feliz é ler um texto com estas verdades porque só mostra que você consegue pensar "fora da caixa", como se diz. Sou estudante de jornalismo (olha, temos algo em comum!) também.
    Parabéns pelas ideias, pela maneira de pensar e pelo texto. É a primeira vez que estou no "Canal Cereja" e pretendo voltar.

    Um beijo,
    Blog “A escrita e eu”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Adorei você Jheniffer! Sou cristã sim e falo disso porque realmente me deixa triste e revoltada. Mas ainda bem que existem os que conhecem a palavra e as praticam.

      Obrigada pela visita!!! Volte mesmo!
      Beijoos

      Excluir
  4. Muito chato isso de só ir a um evento ou reunião só pela comida. Conheço muita gente que faz isso na cara de pau. E já presenciei. Fora a falta de respeito com a fé dos outros. Muito chato.

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dani! Ainda bem que existem as pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Obrigada pela visita. Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  5. Nossa, eu nem sabia que isso existia. Tudo bem que não sou evangélica então deve ser por isso mas fiquei indignada junto com você. Nada contra a religião, existem coisas desse tipo em todas mas fiquei indignada que tenha gente que pense que isso é ser cristão :( Triste, muito triste...
    Ótima reflexão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Betânia, infelizmente existe e é muito triste. Mas, ainda existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Obrigada pela Visita! Volte sempre,
      Beijos!

      Excluir
  6. Nossa que complicado isso, entendo seu desabafo!
    Se a intenção é propagar a bondade, as vezes esse comportamento de esperar fazer um lanchinho se parece mais com exploração né, bem complicado!

    Beijos e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é Amanda, infelizmente. Mas, ainda existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Obrigada pela visita, linda!
      Volte mais vezes,
      Beijos

      Excluir
  7. Não sou cristã, mas compartilho da indignação e parabenizo pelo texto.
    O mundo precisa de mais empatia e noção...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Laura! Ainda bem que existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Beijos, volte mais vezes!

      Excluir
  8. Geralmente os cultos em minha casa servem comida, mas é algo bem legal que gostamos de fazer. Mas sempre que o culto e anunciado também avisam que não é necessário ter comida! Mas seu post tem fundamento, a gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thais, devemos distinguir, pois ainda existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Obrigada plea visita,
      Volte mais vezes,
      Beijos

      Excluir
  9. Que post interessante, eu não sou muito chegada a essas coisas, mas legal você trazer essas informações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto, Maiara. Ainda bem que existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam, né.

      Volte sempre!
      Beijos

      Excluir
  10. Mas que raiva viu?! Pior que a gente nem sabe o que falar, o que fazer em situações como essa :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, é como eu imagino que a senhora se sentiu, acoada. Mas ainda bem que existem as pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Beijos Isabelle, volte sempreee!

      Excluir
  11. É muito triste presenciar essas cenas :/
    Muita gente tem segundas intenções quando citam as palavras de Deus, quando na verdade tudo deveria ser direcionado apenas a Ele. Dá muita raiva de casos assim, principalmente esse da mulher que só tinha farofa que você citou :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste, infelizmente isso acontece. Mas ainda existem pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Obrigada pela visita! Volte mais vezes,
      Beijooos !

      Excluir
  12. Nossa, isso é revoltante, muito revoltante. pessoas que fazem algo pensando no que vão ganhar em troca e, a pior parte é saber que quem deveria fazer diferente, fazer a diferença, muita das vezes são os que estão na igreja, fico muito triste com isso. Mas estar na igreja não quer dizer muita coisa hoje em dia né!? como diz aquela frase "paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade, Sandy. Ainda bem que existem as pessoas que verdadeiramente conhecem o amor e as praticam.

      Acho o seu nome lindo, Sandy Helena.

      Beijos, Volte mais vezes!!!

      Excluir
  13. Oie Amanda =)

    Sempre digo que religião é um assunto "espinhoso", ainda mais em tempos que em cada um quer importo sua verdade sobre o outro...



    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Natura

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Subscribe