5 dicas para manter o foco

16:44:00

5dicasparamanterofoco
Oi pessoas! Hoje vim falar sobre algo que estou aprendendo a lidar: a concentração. Como estou em fase de construção da minha monografia, o foco passou a fazer parte do meu dia-a-dia para atingir minhas metas (para depois dobrá-las, rs).

Porém, muitas vezes me pego perdendo tempo com outras coisas que poderiam ser adiadas, em vez de me concentrar em fazer o que não pode esperar. Isso acontece, principalmente, pelo hábito que estamos criando em nós mesmos de nos envolvermos tanto com as tecnologias: é whatsapp; facebook; instagram; blogger; etc. Toda hora lá apitando, ou vibrando. Sem contar com o som da televisão ligada tendo sempre alguém falando alguma coisa que você não entendeu direito, mas que já te tirou do trilho.

Ah! Que saco! Concentração, volta aqui!!!

Um estudo feito pela Microsoft mostrou que, quando os trabalhadores eram interrompidos por dispositivos eletrônicos, demoravam cerca de 15 minutos para voltar a se concentrar em uma tarefa complicada. Isso acontece porque, com a internet, acabamos consumindo informações demais que acabam enchendo os nossos neurônios (grifo meu). Portanto para ajudar os seus neurônios a se concentrarem e a manterem o foco, e os meus também, vou deixar algumas dicas básicas aqui:


1 – Planeje as tarefas e defina a ordem de prioridade: Só esse primeiro passo já facilita 80% da sua vida. Enumere! Faça aquela velha listinha estilo a do supermercado. Lembrando de fazer as tarefas mais exaustivas primeiro e as mais leves por último.

2 – Faça pausas (meu momento preferido)! Isso mesmo, descanse. De 30-60 minutos trabalhados, descanse 10-15 minutos, e você irá render muito mais.

3 – Não comece um monte de tarefas de vez achando que vai adiantar alguma coisa, porque não vai. Termine primeiro o que você começou a fazer para só depois passar para a próxima tarefa.

4 – Prepare o ambiente: dê uma arrumadinha na bagunça. Feche portas, desligue as redes sócias, deixe o celular no mudo (e em outro cômodo de preferência, para não cair em tentação) e prepare sua playlist de músicas suaves.

5 – Foque-se no prêmio e se recompense (meu segundo momento preferido)! Lembre-se no que você vai ganhar ou deixar de perder se cumprir essa tarefa. E recompense-se por ter executado a tarefa com êxito, tomando um sorvetinho, comendo uma pipoquinha com refri ou assistindo ao seu videoclipe favorito no YouTube.


Viu? Não é tão difícil assim! Vamos lá, ânimo. Se quiser entender mais sobre o assunto eu indico o livro do psicólogo Daniel Goleman, Foco: a atenção e o seu papel fundamental para o sucesso, que fala exatamente sobre a importância da concentração para a nossa vida, tanto profissional quanto pessoal. Bjooooos

You Might Also Like

2 Cerejas

  1. Esse post caiu como uma luva pra mim!
    Preciso com urgência aprender a ter foco, fico fazendo e pensando em várias coisas e no fim não faço e nem penso em nada...

    Um ótimo feriado!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  2. Aiii eu tenho tantos problemas com isso! Tenho que trabalhar a parte de fechar as redes sociais, já ia me ajudar um monte. As tarefas levam o dobro do tempo se você não está focada x.x vou tentar seguir as dicas e melhorar!
    Beijos!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir

Então, o que você me diz? Compartilhe comigo a sua opinião!

Postagens recentes

Curta nossa Fan Page!


Compre Natura Aqui!

Compre Natura Aqui!
E receba os produtos em casa.

Subscribe